Página Inicial » Educação Militar » Formação e Aperfeiçoamento
Formação e Aperfeiçoamento
tamanho do texto:
diminuir textoaumentar texto

No Exército Brasileiro, o órgão responsável pela formação e aperfeiçoamento dos profissionais militares é a Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento (DFA), do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).

A DFA tem como missão preparar e formar todos os Oficiais da ativa da linha bélica bem como formar os da reserva; proporcionar a formação básica de todos os Sargentos e a qualificação dos combatentes; aperfeiçoar todos Oficiais e Sargentos combatentes; proporcionar cursos de altos estudos militares para habilitar futuros Comandantes, Chefes, Diretores e Assessores de alto nível do Exército.

Veja abaixo os estabelecimentos de ensino voltados à formação, ao aperfeiçoamento e aos altos estudos militares dos quadros do Exército. Para saber sobre as formas de ingresso e os processos seletivos, visite o site de cada escola.

A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), localizada no Rio de Janeiro, tem como missão preparar Oficiais Superiores para o exercício de funções de Estado-Maior, comando, chefia, direção e de assessoramento aos mais elevados escalões da Força Terrestre.

Estabelecimento de ensino pertencente à linha de ensino militar bélico, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), localizada no Rio de Janeiro, atua no aperfeiçoamento dos Capitães do Exército Brasileiro, capacitando-os para o exercício do comando e chefia das unidades de suas Armas, Quadro e Serviços e habilitando-os para o exercício das funções de Estado-Maior de unidade e demais funções de Oficial Superior não privativas do QEMA.

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), situada em Resende (RJ), conduz a formação do Oficial brasileiro da linha bélica, nas Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, e do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência.

A Escola de Sargentos das Armas (EsSA), localizada em Três Corações (MG), é destinada à formação de Sargentos de carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

A Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), situada em Cruz Alta (RS), é voltada ao aperfeiçoamento dos Sargentos das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. Habilita seus alunos para o desempenho dos cargos de 2º Sargento, 1º Sargento e Subtenente.

Localizada em Campinas (SP), a Escola Preparatória de Cadetes do Exército tem como missão preparar o futuro Cadete da AMAN, iniciando a formação do Oficial combatente do Exército Brasileiro.



 

 

O Centro Preparatório de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro atua na formação militar inicial dos recursos humanos necessários à ocupação de cargos e ao desempenho das funções inerentes aos Oficiais da Reserva de 2º classe, seja da linha bélica, de saúde ou técnica, por intermédio do Curso de Formação de Oficiais da Reserva (CFOR), do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) e do Estágio de Serviço Técnico (EST).

O Centro Preparatório de Oficiais da Reserva de São Paulo é um estabelecimento de ensino militar de formação de grau médio, da linha de ensino bélico, destinado a formar o Aspirante-a-Oficial da Reserva de 2ª classe, habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e a contribuir para o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência.

O Centro Preparatório de Oficiais da Reserva de Belo Horizonte tem como missão formar o Aspirante-a-Oficial da Reserva de 2ª classe, habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro.

A missão do Centro Preparatório de Oficiais da Reserva de Porto Alegre é promover a formação do Oficial da Reserva, por meio do desenvolvimento moral, ético, físico, intelectual e afetivo.

No período de Formação Básica dos alunos, são ministradas instruções fundamentais para a formação do Combatente Básico da Força Terrestre: Armamento e Tiro, Treinamento Físico Militar, Chefia e Liderança, Instrução Geral, Ordem Unida, entre outras.

O Centro Preparatório de Oficiais da Reserva de Recife é um estabelecimento de ensino militar destinado, primordialmente, à formação de Oficiais da Reserva de 2ª Classe do Exército Brasileiro.

O CPOR-R conduz o Curso de Formação de Oficiais da Reserva de Infantaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência e Material Bélico.


 




"É a primeira vez que participo desse tipo de ensino (EAD) e achei muito interessante, bem elaborado, possibilitando aprender através da interatividade com os alunos e tutores."
Jerri Adriano Mazorque da Silva - Aluno do CASIPEx - turma 2013
mais depoimentos


Política de Privacidade | FaleConosco | Acessibilidade
Todos os direitos reservados © Copyright Portal de Educação do Exército Brasileiro