Página Inicial » Educação Militar » Ed. Fundamental e Média
Educação Fundamental e Média
tamanho do texto:
diminuir textoaumentar texto

O Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) é formado por 12 Colégios Militares, que oferecem o ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e o ensino médio. Esses estabelecimentos de ensino, localizados em vários Estados do Brasil, propiciam educação de alta qualidade a aproximadamente 15 mil jovens.

As práticas didático-pedagógicas nos Colégios Militares subordinam-se às normas e prescrições do Sistema de Ensino do Exército e, ao mesmo tempo, obedecem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), principal referência que estabelece os princípios e as finalidades da educação no País.

Proposta pedagógica

De acordo com a LDBEN, todos os estabelecimentos de ensino do País devem possuir uma proposta pedagógica própria, verdadeira síntese dos objetivos e da orientação que imprimem à ação educacional. Entre outras características, a proposta pedagógica dos Colégios Militares prioriza princípios e práticas de um ensino moderno e atual.

Os Colégios têm como meta levar seus alunos à descoberta das próprias potencialidades, à autorrealização, à qualificação para o trabalho e prepará-los para a vida como cidadãos, educados conforme os valores, costumes e tradições do Exército Brasileiro.

A Força Terrestre investe na qualidade de ensino por meio de práticas inovadoras que conduzem a uma educação integral, possibilitando ao educando o desenvolvimento simultâneo das áreas cogntiva, afetiva e psicomotora.

Acompanhe, a seguir, algumas características do ensino oferecido em um Colégio Militar:

Bibliotecas e laboratórios - todos os Colégios dispõem de bibliotecas com acervos suficientes para que os alunos cumpram as tarefas de estudo e busquem informações. Os laboratórios de Física, Química e Biologia são modernizados, continuadamente, e ocupam posição de destaque no ensino dessas disciplinas.

Cada Colégio Militar dispõe de, pelo menos, um laboratório de informática, onde os alunos aprendem, ainda no ensino fundamental, a trabalhar com os aplicativos mais conhecidos, bem como têm acesso à Internet.

Idiomas estrangeiros - os Colégios ministram inglês por níveis, nos moldes dos institutos civis especializados nessa área. O método utilizado desenvolve a capacidade de expressão oral dos alunos e tem como base o uso do chamado “Corredor de Inglês”, um espaço temático em que todos são incentivados a se expressar no idioma. Na 2ª série do ensino médio, os alunos podem optar pelo inglês ou espanhol.

Clubes e grêmios - os alunos responsáveis por administrá-los possuem uma excelente oportunidade de planejar atividades e de gerenciar programas. Os clubes e grêmios contribuem para despertar vocações e permitem o aprofundamento e a difusão de conhecimentos.

Leitura - a leitura ocupa posição central na prática didática dos Colégios Militares. Todos os alunos cumprem um programa de leitura e participam de outras atividades destinadas a difundir e a despertar o gosto de ler.

Educação artística - por meio de atividades voluntárias, os alunos participam de bandas, corais e grupos folclóricos, de teatro, capoeira, declamadores, dança e de ginástica rítmica e desportiva.
Iniciação esportiva - com equipes esportivas, os alunos participam de olimpíadas regionais do Sistema e de competições estaduais e municipais com escolas civis.

Atividades comunitárias e beneficentes - a solidariedade é uma virtude despertada no cotidiano dos alunos dos Colégios Militares, por meio de campanhas de arrecadação de agasalhos e alimentos, visitas a asilos e orfanatos, entre outras atividades.

Viagens e intercâmbios - nas férias escolares, os diversos clubes e grêmios planejam e realizam viagens a diversos locais do território nacional, contribuindo para reforçar o sentimento de patriotismo e o conhecimento do País.

Fonte: site da DEPA/DECEx

 Como ingressar
Há duas formas de ingresso nos Colégios Militares: por concurso público e por amparo regulamentar. Os concursos são realizados, anualmente, para o 6º ano do ensino fundamental e para a 1ª série do ensino médio. A cada ano, concorrem, em média, 22 mil candidatos, entre dependentes de militares e civis.

O ingresso por amparo, especificado em regulamento, destina-se a atender os dependentes de militares, que sofrem os reflexos das obrigações profissionais dos pais em razão das peculiaridades da carreia.

Para saber como ingressar no Colégio Militar mais próximo de sua residência, visite a instituição ou o endereço eletrônico da escola.

 Conheça os 12 Colégios Militares:
Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH)
Avenida Marechal Espiridião Rosas, 400 - São Francisco - Belo Horizonte/MG

Colégio Militar de Brasília (CMB)
Setor de Grandes Áreas Norte, SGAN - 902/904 - Brasília/DF

Colégio Militar de Campo Grande (CMCG)
Avenida Presidente Vargas, 2800 - Santa Camélia - Campo Grande/MS

Colégio Militar de Curitiba (CMC)
Praça Conselheiro Tomás Coelho, 1 - Tarumã - Curitiba/PR

Colégio Militar de Fortaleza (CMF)
Avenida Santos Dummont s/n° - Fortaleza/CE

Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF)
Avenida Juscelino Kubitschek, 5200 - Nova Era - Juiz de Fora/MG

Colégio Militar de Manaus (CMM)
Rua José Clemente, 157 - Centro - Manaus/AM

Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA)
Avenida José Bonifácio, 363 - Farroupilha - Porto Alegre/RS

Colégio Militar de Recife (CMR)
Avenida Visconde de São Leopoldo, 198 - Engenho do Meio - Recife/PE

Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ)
Rua São Francisco, 267 - Maracanã - Rio de Janeiro/RJ

Colégio Militar de Salvador (CMS)
Rua Território do Amapá, 455 - Pituba - Salvador/BA

Colégio Militar de Santa Maria (CMSM)
Rua Radialista O. Nobre, 1130 - Juscelino Kubitschek - Santa Maria/RS



"Muito proveitoso inclusive com o FORUM, as perguntas ali lançadas foram muito boas e as opiniões dos companheiros ajudaram e muito do desempenho do ESTAGIO".
Sergio Roberto Guimaraes dos Santos - Aluno EFPC 2014/1
mais depoimentos


Política de Privacidade | FaleConosco | Acessibilidade
Todos os direitos reservados © Copyright Portal de Educação do Exército Brasileiro